sexta-feira, 24 de abril de 2009

TEMA: A ARCA DA ALIANÇA


“Então disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, prata, bronze, estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras, peles de carneiros tintas de vermelho, peles de golfinhos, madeira de acácia, azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático, pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral. E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis. Também farão uma arca de madeira, de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura. E cobri-la-ás de ouro puro, por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor; e fundirás para ela quatro argolas de ouro, que porás nos quatro cantos dela; duas argolas de um lado e duas do outro. Também farás varais de madeira de acácia, que cobrirás de ouro. Meterás os varais nas argolas, aos lados da arca, para se levar por eles a arca. Os varais permanecerão nas argolas da arca; não serão tirados dela. E porás na arca o testemunho, que eu te darei. Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim numa extremidade e o outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. E porás o propiciatório em cima da arca; e dentro da arca porás o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel.”

A Arca: A Glória de Deus
Bordadura: Coroa de Glória
Propiciatório: Lugar onde Deus manifestava sua presença. Onde seu juízo era revelado. É Jesus, aponta para a cruz do calvário. O sangue era aspergido ali. Significa perdão de pecados.
Querubins: Guardiões do Trono de Deus contra qualquer presença pecadora e com função de destruir pessoas indevidas que se aproximam.
Quatro argolas: O número quatro fala da terra. Argola é compromisso eterno com seu povo.
Varais: É a presença do Pai com o Filho, Jesus transpassado na cruz.
Tábuas: Palavra de Deus (Jesus, o Verbo).
Maná: Alimento espiritual (Jesus, o Pão da Vida).
Vara de Arão: Autoridade de Jesus.

* A Arca da Aliança foi feita de uma madeira chamada Acácia. Esta é uma madeira muito resistente, porém imperfeita e precisa ser trabalhada, moldada, raspada para ser utilizada. Assim como nós, também imperfeitos, precisamos ser trabalhados por Deus para que a Glória de Deus se manifeste em nós. Para passarmos de madeira imperfeita, para Arca de Deus perfeita.
* O ouro é a proteção da arca, um metal que não se desgasta com o tempo e resistente. Ele significa a armadura que devemos vestir contra as ciladas do inimigo (Efésios 6: 10 a 17).
* A argola significa a aliança de Deus conosco através de Jesus Cristo.
* Os varais representam o consolo de Deus, a importância de levarmos as cargas uns dos outros, relacionamento.
* As tábuas fazem menção à Palavra de Deus, o testemunho de Cristo.
* O maná, significa o preenchimento interior, a Palavra de Deus que nos alimenta.
* A vara está relacionada à autoridade da Palavra de Deus em nome de Jesus.
* E finalmente, os Querubins, são os guardiões, que somos nós que devemos guardar a palavra no coração.

____________________________________________________________________________


MENSAGEM MINISTRADA PELO PASTOR JOSIMAR, PASTOR AUXILIAR DA IGREJA MISSIONÁRIA RIO DE VIDA DO ENGENHO NOVO (RIO DE JANEIRO), NO DIA 05/ABRIL/2009.
SEJAM BEM VINDOS AO BLOG CRISTÃO DO THIAGO, QUE DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE