quarta-feira, 29 de abril de 2009

UM PARALELO SOBRE O LIVRO DE LEVÍTICOS E CRISTO

Há cinco ofertas descritas em Levíticos. Deus quer que compreendamos a terrível realidade do pecado, por isso espera um sacrifício todos os dias.

1- O holocausto: “submissão” de Cristo a favor do mundo (cap.1).
2- A oferta de manjares: “serviço” de Cristo na vida (cap.2).
3- A oferta pacífica:”serenidade” de Cristo na vida (cap.3).
4- A oferta pelo pecado: “substituição” de Cristo pelo pecado (cap.4-5.13).
5- A oferta pela culpa: “satisfação” das exigências de Deus por meio de Cristo (cap.5.14-6.7).

1- HOLOCAUSTO (Lv 1)

As ofertas começam com o holocausto e terminam com a oferta pela culpa. O holocausto é um tipo de Cristo, oferecendo-se a si mesmo imaculado a Deus. Os holocaustos eram oferecidos diariamente. Cristo ofereceu-se em lugar do pecador (Lv1.4).
Essa era uma oferta de dedicação. Por que aparece em primeiro lugar? Porque o sacrifício vem primeiro. Ninguém pode tratar com Deus sem ter primeiro submetido tudo a ele (Lv1.3). Esse era o sacrifício mais comum no santuário.

2- A OFERTA DE MANJARES (Lv 2)

Este é o sacrifício da dedicação diária. Assim como o holocausto simboliza Cristo em sua morte, a oferta de manjares simboliza Cristo em sua vida. A farinha fina representa o caráter de Cristo – sua perfeição em pensamento, em palavra e em ação. Alimentemo-nos, portanto, da perfeita oferta de manjares.
Primeiro, temos que ir a ele com o nosso holocausto; depois, continuamos vindo a ele com a nossa constante oferta de manjares. É o melhor que temos, a dádiva da nossa vida. Observe que a oferta imolada tem que vir primeiro. Abel a trouxe; Caim, não.

3- A OFERTA PACÍFICA (Lv 3)

Cristo é a nossa paz (Ef 2.14). Ele fez “a paz pelo sangue da sua cruz” (Cl 1.20). essa oferta representa a comunhão com Deus. É a oferta de ação de graças.

4- A OFERTA PELO PECADO (Lv 4 e 5)

Isso mostra Cristo na cruz em lugar do pecador. Nessa oferta, vemos o reconhecimento do pecado: “Quando alguém pecar [...] oferecerá pelo seu pecado” (Lv 4.2,3). Essa é a oferta para expiação. Nas outras, o ofertante vem como adorador, mas aqui vem como pecador convicto. Deus responsabiliza-nos pelos nossos pecados; somos como criminosos que foram julgados, declarados culpados e condenados á morte.
Embora oferecidas por último, as ofertas pelo pecado e transgressões estão incluídas em tudo que vem antes. A única razão pela qual os holocaustos, as ofertas de manjares, e as ofertas pacíficas podem ser feita é porque o sangue do perdão já foi derramado. Deus aceitou a oferta única de seu Filho, que todas as ofertas menores tipificam.
Os pagãos trazem um sacrifício ao seu deus; os cristãos aceitam o sacrifício do seu Deus.

5- A OFERTA PELA CULPA (Lv 5.14-6.7)

Cristo também resolveu o problema do nosso pecado contra outros. O sangue da oferta pela culpa limpa a consciência e manda o transgressor de volta àquele contra quem pecou, não só com a restituição total, mas com o acréscimo de uma quinta parte (Lv 6.5). o culpado é perdoado, e o ofendido é recompensado.
É um grave erro supor que estamos seguros e certos se vivermos de acordo com nossa consciência. Deu tem balanças, e nunca poderemos compreender sua santidade.

Nenhum desses sacrifícios perdoava pecados. Simplesmente apontava para o verdadeiro sacrifício, o próprio Filho de Deus (Hb 10). Note que novilhos, bois, cabras, cordeiros, rolinhas e pombinhos eram mencionados para o sacrifício. A oferta era determinada pela capacidade do ofertante. Nós trazemos o nosso pecado; Cristo traz a oferta e a expiação pelo pecado.

Expiar quer dizer cobrir. Essas ofertas cobriam os pecados do povo até que fosse feito o grande sacrifício do Calvário. Nenhuma delas removia os pecados.


____________________________________________________________________

TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO “ESTUDO PANORÂMICO DA BÍBLIA”
DE HENRIETTA MEARS, Ed. Vida, 2007, págs. 56-58 e 63

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG CRISTÃO DO THIAGO, QUE DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE