quinta-feira, 30 de abril de 2009

O EXEMPLO DE JOSUÉ NA CONQUISTA

TEXTO: JOSUÉ 1.1-9

“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.”

O QUE DEVEMOS FAZER PARA OBTERMOS VITÓRIA SOBRE NOSSOS INIMIGOS?

1- DISPOR-SE (Josué 1.1,2)

“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.”

Não há vitória se não estivermos dispostos a enfrentar as batalhas. Devemos estar disponíveis para fazermos a obra que Deus tem para nós. Josué teve de lutar contra os povos para destruir Jericó e outras cidades.


2- APROPRIAR-SE DAS BENÇÃOS DO SENHOR (Josué 1.2)

“Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.”

A benção já estava determinada para os filhos de Israel “...eu dou aos filhos de Israel...”

Salmos 115.16
“Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.”

Deus tem promessas para nós ainda neste mundo. Muitos estão murmurando contra aquilo que tem e não têm tomado posse da benção do Senhor.

Isaías 64.4
“Porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que opera a favor daquele que por ele espera.”

Deus está a frente da nossa batalha contra os inimigos espirituis.

Josué 5.13-15
“Ora, estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos, e olhou; e eis que estava em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua. Chegou-se Josué a ele, e perguntou-lhe: És tu por nós, ou pelos nossos adversários? Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo? Então respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E Josué assim fez:”


Deus se apresentou a Josué para animá-lo: “Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão Jericó, o seu rei e os seus homens valorosos.” (Josué 6.2).
Conforme disse Jesus: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mateus 28.20).


3- SER FORTE E CORAJOSO (Josué 1.6,7)

“Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.”

Hebreus 10.35-39
“Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.”

2 Coríntios 12.8-10
“Acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte.”

4- MEDITAR, PRATICAR E FALAR DA PALAVRA DE DEUS (Josué 1.7,8)

“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”

Mateus 4.4
“Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”


5- CONHECER AS ESTRATÉGIAS DE NOSSOS ADVERSÁRIOS (Josué 2.1)

“De Sitim Josué, filho de Num, enviou secretamente dois homens como espias, dizendo-lhes: Ide reconhecer a terra, particularmente a Jericó. Foram pois, e entraram na casa duma prostituta, que se chamava Raabe, e pousaram ali.”


Há quatro atitudes que marcaram a vida de Josué para vencer as batalhas, as quais nó devemos seguir para também sermos vencedores:

1- Fidelidade e obediência à sua liderança;

2- Não era murmurador;

3- Tinha unção e o Espírito Santo (Deuteronômio 34.9);
“Ora, Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés lhe tinha imposto as mãos; assim se filhos de Israel lhe obedeceram , e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés.”

4- Santificação (Josué 3.5).
“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.”


_____________________________________________________________________________________
Mensagem ministrada pelo Pr Jéferson – IMRV Engenho Novo – 29/abril/2009
SEJAM BEM VINDOS AO BLOG CRISTÃO DO THIAGO, QUE DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE