segunda-feira, 11 de maio de 2009

FAMÍLIA: EXEMPLO DE JOSUÉ




Uma família não pode ser uma DEMOCRACIA, onde todos tem o mesmo direito e podem manifestar opiniões de forma igualitária, e nem uma DITADURA, onde são impostas regras sem explicações e exigências sem misericórdias e opiniões expressadas.
Uma família precisa ser uma TEOCRACIA, onde Deus está no centro de tudo e dita todas as regras e condutas. Deus dá a direção de todas as coisas.



TEXTO BASE: Josué 24.15

“Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

Josué nunca esteve longe da liderança que Deus deu a ele, por isso ele declarou: “eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”
Êxodo 5.1, 7.16, 8.1 e 20, 9.1 e 13, 10.3

I – Josué absorveu três coisas de Moisés:

1) A consciência da realidade dentro do Egito;
2) A Fé no que Deus queria fazer;
3) A esperança que Deus faria.


II – Josué aprendeu três coisas para ter uma família servindo a Deus:

1) A prioridade da nossa vida é servir a Deus;
2) Este serviço a Deus tem que ser uma celebração;
3) Condições inegociáveis sobre essa celebração:

3.1) Esta celebração tem que ser no lugar certo

[Êxodo 8.25-28]

“Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e oferecei sacrifícios ao vosso Deus nesta terra. Respondeu Moisés: Não convém que assim se faça, porque é abominação aos egípcios o que havemos de oferecer ao Senhor nosso Deus. Sacrificando nós a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejarão eles? Havemos de ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor nosso Deus, como ele nos ordenar. Então disse Faraó: Eu vos deixarei ir, para que ofereçais sacrifícios ao Senhor vosso Deus no deserto; somente não ireis muito longe; e orai por mim.”

3.2) Esta celebração tem que ser com toda família

[Êxodo 10.8-11]

“Pelo que Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele lhes disse: Ide, servi ao Senhor vosso Deus. Mas quais são os que hão de ir? Respondeu-lhe Moisés: Havemos de ir com os nossos jovens e com os nossos velhos; com os nossos filhos e com as nossas filhas, com os nossos rebanhos e com o nosso gado havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao Senhor. Replicou-lhes Faraó: Seja o Senhor convosco, se eu vos deixar ir a vós e a vossos pequeninos! Olhai, porque há mal diante de vós. Não será assim; agora, ide vós, os homens, e servi ao Senhor, pois isso é o que pedistes: E foram expulsos da presença de Faraó.”

3.3) Esta celebração tem que ser com todos os bens e serviços que temos que dar para Deus

[Êxodo 10.24-26]

“Então mandou Faraó chamar Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem os vossos rebanhos e o vosso gado; mas vão juntamente convosco os vossos pequeninos. Moisés, porém, disse: Tu também nos tens de dar nas mãos sacrifícios e holocaustos, para que possamos oferecer sacrifícios ao Senhor nosso Deus. E também o nosso gado há de ir conosco; nem uma unha ficará; porque dele havemos de tomar para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá.”

O faraó existe para nos dar e nós fomos salvos para darmos a Deus.

____________________________________________________________________________

MENSAGEM MINISTRADA PELO BISPO PEDRO BITENCOURT, NA IGREJA MISSIONÁRIA RIO DE VIDA (IMRV) DO ENGENHO NOVO NO DIA 10/05/2009, SOBRE O TEMA FAMÍLIA.
SEJAM BEM VINDOS AO BLOG CRISTÃO DO THIAGO, QUE DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE