terça-feira, 5 de maio de 2009

A VIDA EXEMPLAR CRISTÃ

TEXTO: 1 Pedro 2.11-12
“Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.”

Pedro oferece um programa simples, que qualquer pessoa pode seguir. Sua primeira sugestão é que nos lembremos de que somos “peregrinos”. Não temos permanência aqui; estamos a caminho de uma cidade eterna. É importante termos isso em mente para que nossa vida não fique presa a coisas que um dia hão de perecer.

A maior satisfação do cristão é saber que está agradando ao seu Senhor e Salvador. No poder de Deus, vivamos por Cristo em todas as áreas da vida. Não o deixemos de fora mesmo nas coisas mais insignificantes. Não será fácil. O diabo se encarregará de nos impedir e usará todas as armas contra nós. Mas Cristo já alcançou a vitória sobre ele, e essa vitória pode ser nossa. Basta pedirmos. “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15.57).

Os cristãos não são parte deste mundo; estão distantes do lar, como peregrinos e estrangeiros (2.11), visto que sua pátria está nos céus (Filipenses 3.20). Estamos no mundo, mas não pertencemos a ele “Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. [...] e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou” (João 17.11,14).

Primeiro vem o chamado a uma vida de pureza. Somos prevenidos contra os apetites carnais, que são como uma infecção. Se deixarmos que entrem em nossa vida, contaminarão nossa alma e poluirão nosso caráter, mais do que qualquer enfermidade contamina o corpo. A alma tanto pode ser arrastada para o inferno como elevada aos céus, e o corpo é o principal veículo pelo qual as influências degradantes afetam a alma. A vida do cristão deve ser genuína perante os incrédulos. Com isso, a oposição será desarmada, e ele glorificará a Deus. Pedro diz: “Exorto-vos [...] a vos absterdes das paixões carnais” (2.11).


____________________________________________________________________________


Mensagem adaptada do livro “ESTUDO PANORÂMICO DA BÍBLIA”DE HENRIETTA MEARS, Ed. Vida, 2007, págs. 647 e 648.
SEJAM BEM VINDOS AO BLOG CRISTÃO DO THIAGO, QUE DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE